terça-feira, 6 de abril de 2010

Educação Infantil de Poço Verde terá construção de creche

Municípios sergipanos assinam convênios para construção de creches

Ter, 30 de março de 2010
ASCOM-FNDE (Brasília) - Prefeitos de 14 cidades sergipanas participaram na tarde de hoje, 30, em Brasília, da cerimônia de assinatura de convênios com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a construção de creches por meio do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância). Ao todo, serão repassados cerca de R$ 8,5 milhões para início das obras de 16 escolas. Outros 22 municípios, além da secretaria de educação do estado, aguardam análise técnica de seus projetos para confirmação dos convênios.

Segundo o ministro da educação, Fernando Haddad, o Proinfância atinge todo o país, mas procura priorizar cidades nordestinas, ainda carentes de investimentos na educação. “A União tem uma dívida e um compromisso com o Nordeste”, afirmou. O ministro explicou que indicadores com critérios objetivos – como população de 0 a 3 anos do município – são usados para a escolha dos conveniados, mas alertou que os projetos têm de ser aprovados pela equipe técnica do FNDE.

O senador por Sergipe, Almeida Lima, destacou a importância do apoio da autarquia para a assinatura dos convênios. “Muitas de nossas prefeituras ainda carecem de pessoal qualificado para elaborar os projetos. E as orientações técnicas recebidas do FNDE foram fundamentais para estarmos aqui hoje”, comemorou.

Impacto - “Com recursos do próprio município, jamais teríamos condições de realizar esse sonho”. Assim o prefeito de Poço Verde, Antonio da Fonseca Dórea, resumiu o impacto do programa para sua cidade, onde ainda não há creche. Levantamento feito para o Plano de Ações Articuladas do município indicou a existência de 400 crianças até 3 anos residentes no local.

Criado em 2007, o Proinfância presta assistência financeira a estados e municípios para construir e equipar creches e pré-escolas públicas.
Até o ano passado, os valores empenhados ultrapassaram R$ 1,4 bilhão para serem utilizados nas obras de 1.721 novas escolas no país. A expectativa para 2010 é de celebrar convênios para a construção de mais 500 unidades escolares.

alunos em creche


Assessoria de Comunicação Social

Um comentário:

  1. A aprovação do projeto para construção da Creche em nosso Município é mais uma conquista da SEMED. Semente plantada na gestão do então Secretário Dimas Rabelo (2005 - meados de 2008), é fruto de um trabalho insistente e incansável dos nossos colegas, a exemplo de Dimas, Luis Carlos, Adérico e tantos outros, os quais sempre se preocuparam em fazer o melhor pela Rede Municipal de Educação. E tal aprovação vem num momento em que a Secretaria de Educação respira novos ares. Certamente, com a Ilmª Valéria Freitas, a construção da Creche será uma realidade e outros projetos serão impulsionados. Parabéns!!!
    Izaias R. de Castro

    ResponderExcluir